Xadrez

XXII - XADREZ


Artigo 95 - As Regras das competições de Xadrez serão as vigentes da Confederação Brasileira de Xadrez, observadas as exceções previstas neste Regulamento.

Artigo 96 - A modalidade será disputada por equipes, de ambos os sexos, nas Categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil:

Parágrafo Único - Antes do início de cada Fase – D.E. Sub-Regional, Regional e Inter-DE da Capital, o Professor deverá definir entre os 8(oito) alunos(as) inscritos, os 4(quatro) titulares que participarão a cada rodada, identificando o capitão.

Artigo 97 - Na Fase Final Estadual das categorias Mirim e Infantil a competição será realizada por equipes e individual em ambos os sexos. Cada Unidade Escolar classificada poderá indicar até 2(dois) alunos para competição individual:

§ 1º - O sistema de disputa na competição individual será o convencional, sendo 60(sessenta) minutos para cada aluno(a) do Sistema Suiço.

§ 2º - A realização da competição individual deverá ser realizada após a competição por equipes.

Artigo 98 - As equipes só poderão iniciar uma partida com o número mínimo de 3(três) alunos(as).

Artigo 99 - Até 5(cinco) minutos antes do início de cada rodada, em todas as Fases, o(a) Professor(a) responsável deverá entregar a escalação de sua equipe por ordem de tabuleiros, não podendo haver mais alterações, caso contrário será obedecida à ordem de inscrição:

Parágrafo Único – O(A) professor(a) permanecerá no local de competição até o final da participação de sua equipe, assinando a súmula ao final do match.

Artigo 100 - Os(As) alunos(as) deverão levar, em todas as Fases, as peças, tabuleiros e no mínimo 2(dois) relógios para as competições e apresentar-se devidamente uniformizados (camisa ou agasalho):

Parágrafo Único - Não será permitido, sob quaisquer hipóteses, o uso de pincéis, canetas, fitas adesivas e outros.

Artigo 101 - As formas de disputa serão de acordo com o Artigo 13 do Regulamento Geral da Olimpíada Escolar ou o Sistema Suíço:

Parágrafo Único - Na Final Estadual será adotado o critério de turno, utilizando-se o sistema Schuring.

Artigo 102 - Nas fases DE, Sub-Regional, Regional e Inter-DE da Capital cada aluno(a) terá 30(trinta) minutos no Sistema Nocaute:

Parágrafo Único - Para se configurar o W.O. por equipe, o início da rodada terá a tolerância de 30(trinta) minutos em relação ao horário programado e para o W.O. individual será de 30(trinta) minutos após o início efetivo da rodada, com o relógio acionado.

Artigo 103 - Na Fase Final Estadual por equipe, cada aluno(a) terá o tempo de 60(sessenta) minutos para completar sua partida em Sistema Nocaute, sendo utilizadas para os 5(cinco) minutos finais as Regras do Xadrez Nocaute da FIDE:

Parágrafo Único - Para se configurar o W.O. por equipe, o início da rodada terá a tolerância de 60(sessenta) minutos em relação ao horário programado e para o W.O. individual será de 60(sessenta) minutos após o início efetivo da rodada, com o relógio acionado.

Artigo 104 - Somente na Fase Final Estadual, na competição por equipes, será obrigatória a anotação das partidas nas planilhas por todos os concorrentes.

Artigo 105 - Para efeito de classificação individual será considerado: 1 – PONTUAÇÃO:

Vitória por tabuleiro = 1,0 ponto - Empate = 0,5 ponto - Derrota = 0 (zero) ponto.

2 – DESEMPATE: O critério de desempate será o seguinte:

2.1 – Entre 2(duas) Unidades Escolares a decisão será: a) confronto direto; b- uma partida relâmpago, onde as brancas jogam com tempo de 6(seis) minutos e as negras com o tempo de 5 minutos, sendo que as negras jogam pelo empate.

2.2 – Entre 3(três) ou mais equipes a decisão será:
A – sonnemborg berg.
B – maior número de vitórias.
C – sorteio.

2.3 – Sistema suíço:
A – Escore acumulado de pontos.
B – Milésimos FPX;
C – Milésimos totais.
D – Sorteio.

Artigo 106 - Para efeito de classificação por equipe, será vencedora aquela que somar a maior pontuação por tabuleiros de todas as partidas em disputa:

1 - PONTUAÇÃO

Vitória = 3(três) pontos - Empate = 2(dois) pontos - Derrota = 1(um) ponto - Ausência = 0(zero) ponto.

2 - DESEMPATE - O critério de desempate será o seguinte:

Sistema Schuring

2.1 - Entre 2(duas) Unidades Escolares a decisão será:

a - confronto direto;
b - pontos por tabuleiro;
c - melhor pontuação no 1º tabuleiro;
d - melhor pontuação no 2º tabuleiro;
e - melhor pontuação no 3º tabuleiro;
f - sorteio.

2.2 - Entre 3(três) ou mais equipes a decisão será:

a - pontos por tabuleiro;
b - melhor pontuação no 1º tabuleiro;
c - melhor pontuação no 2º tabuleiro;
d - melhor pontuação no 3º tabuleiro;
e - melhor pontuação no 4º tabuleiro;
f - sorteio.

2.3 - Sistema Suíço:

a - Pontos por tabuleiro;
b - Escore acumulado de pontos por match;
c - Escore acumulado de pontos por tabuleiro;
d - Escore acumulado corrigido de pontos por match;
e - Escore acumulado corrigido de pontos por tabuleiro;
f - Sorteio.